ESCOLA BÍBLICA
Classes Dominicais
Almir Gonçalves Jr.
- Faixa Etária: Jovens e Adultos
- Local: Salão Allen (térreo)
- Horário: 9h
Em Francês***
- Faixa Etária: Jovens e Adultos
- Local: Sala da MCM (térreo)
- Horário: 9h
Berçário
- Faixa Etária: bebês até começar a andar
- Local: Berçário (andar do santuário)
- Horário: 9h e 11h
Jardim*
- Faixa Etária: 3 a 5 anos
- Local: Sala Verde (andar do santuário)
- Horário: 9h
Primários*
- Faixa Etária: 6 a 9 anos
- Local: Sala Azul (andar do santuário)
- Horário: 9h
Juniores**
- Faixa Etária: 9 a 12 anos
- Local: Sala dos Juniores (andar da galeria)
- Horário: 9h
The Way
- Faixa Etária: Adolescentes
- Local: Sala dos Adolescentes (andar da galeria)
- Horário: 9h
Logos
- Faixa Etária: Jovens e Adultos
- Local: Salão Allen (térreo)
- Horário: 11h
Casais
- Faixa Etária: Jovens e Adultos
- Local: Sala da MCM (térreo)
- Horário: 11h
The Way
- Faixa Etária: Adolescentes e Jovens
- Local: Sala dos Adolescentes (andar da galeria)
- Horário: 11h
The Way
- Faixa Etária: Jovens
- Local: Sala dos Jovens (andar da galeria)
- Horário: 11h
*às 11 h – culto infantil
** às 11 h – culto júnior
***para quem tem alguma iniciação ao idioma
Classes Semanais
OS PASSOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Por: Dilaine Pereira – professora e educadora cristã
A Escola Bíblica Dominical, quase no mesmo formato que a conhecemos hoje, tem uma história que une o amor pela Palavra de Deus e o serviço cristão.
Passo 1: A origem - Inglaterra, século XVIII
No contexto de crise social provocada pela Revolução Industrial e das mudanças religiosas inspiradas pelo Avivamento Evangélico, liderado por John e Charles Wesley, o jornalista Robert Raikes (1735-1811), da cidade de Gloucester, decidiu agir. Preocupado com a situação das crianças e jovens que trabalhavam de forma exaustiva nas fábricas durante a semana, e que, aos domingos, ficavam ociosos e acabavam se envolvendo em brigas e com as drogas, decidiu criar, em 1781, uma escola para alfabetizar e evangelizar essas crianças.
O currículo incluía aulas de língua inglesa, história, matemática e estudo da Bíblia. Como não havia ainda escolas seculares para toda a população, a ideia foi bem-vinda. Em 1784, já havia 200 mil crianças matriculadas em toda a Inglaterra. Em poucos anos, o movimento se espalhou para outros países, inclusive para os Estados Unidos.
Em 1785, Raikes e William Fox, diácono batista, fundaram a Sunday School Society of Great Britan (Sociedade da Escola Dominical da Grã-Bretanha), com apoio de bispos anglicanos e de filantropos que investiam em material didático e no preparo de professores. Todos ficavam impressionados em como essas escolas contribuíam para a diminuição das taxas de violência e de criminalidade. As igrejas também perceberam o valor do método e resolveram utilizá-lo na educação religiosa dos seus fiéis.
Passo 2: No Brasil – Petrópolis/RJ, século XIX
Num tempo de pouca abertura religiosa, os primeiros missionários de diferentes denominações protestantes chegaram ao Brasil.
A primeira EBD no Brasil aconteceu em Petrópolis/RJ, a partir do trabalho dos missionários congregacionais, o médico Dr. Robert Kalley (1809-1888) e sua esposa Sarah Kalley (1825-1907). Conforme testemunhos da época:
“Foi no domingo, 19 de agosto de 1855, que a Sra. Kalley inaugurou a escola dominical, para a instrução bíblica de crianças.”
“Nesse dia, leram a história de Jonas, no Velho Testamento, cantaram hinos e deram graças ao Senhor por sua bondade e por seu grande amor.”
“Cinco filhos de uma família inglesa foram os primeiros alunos das classes bíblicas (...) Dois ou três domingos depois, o serviço já estava ampliado: o Sr. Dr. Kalley dirigia uma classe, composta de homens de cor, com os quais conversava a respeito das Escrituras.”
Importante: As primeiras escolas criadas pelos missionários protestantes eram chamadas de “Escola Dominical”. O acréscimo do adjetivo “bíblica” ocorreu mais recentemente, a partir da denominação batista e grupos pentecostais e passou a ser adotado também por outros grupos de raizes protestantes.
Passo 3: EBD nas igrejas batistas
A origem da denominação batista no Brasil aconteceu em 1882, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP. Segundo o pastor José dos Reis Pereira, “em 1883, já se falava da existência de uma Escola Dominical na Bahia”. A educação religiosa sempre foi uma marca do povo batista. A paixão pelo estudo da Bíblia gerou interesse pela educação religiosa e a montagem de uma estrutura educacional que incluía impressão de Bíblias e revistas para EBD e organizações de treinamento cristão.
Passo 4: Aqui estamos nós – ITA EBD
“Desde sua origem, a Igreja mantém uma Escola Bíblica, para as diversas faixas etárias dos seus membros. As atividades de ensino são realizadas aos domingos, mas também em dias da semana”.
A história da EBD continua nos passos de cada um de nós hoje! Venham caminhar conosco!
Fontes:
AZEVEDO, Israel Belo de. Nossa História. ABC de Itacuruçá. Disponivel em: https://www.itacuruca.org.br/historia Consulta em 30/03/23.
MATOS, Alderi. Escola Bíblica Dominical: história e importância. Disponível em: https://www.ippinheiros.org.br/blog/escola-biblica-dominical-historia-e-importancia/ Consulta em 30/03/23.
PEREIRA, José dos Reis. História dos batistas no Brasil (1882-1982). 2.ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1985.
REILY, Duncan Alexander. História Documental do Protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 1993.
SAIBA MAIS
(21) 98365-3800
21 99595-7723